sexta-feira, 4 de abril de 2014

É tempo de se reinventar...






Há pouco tempo li em algum lugar que não me lembro onde, que alguém havia votado no candidato "menos pior" nas últimas eleições para a Presidência da República do Brasil. 


Sem entrar na questão ortográfica do termo "menos pior", que é incorreta, mas colocando todo o foco deste artigo no significado real que a pessoa quis dar ao seu comentário, penso que se ela votou no "menos pior" é porque todos os candidatos naquele pleito eram "piores" no seu ponto de vista, ou seja, todos os candidatos de nossa última eleição presidencial não eram qualificados para o cargo.



Conclusão, não tivemos então opção melhor para escolher um bom presidente nas eleições de 2009.



Como política é um assunto que gera muita polêmica, creio que aprofundar-me neste tema será perda de tempo. Mas o que desejo aqui é criar uma reflexão possível de ser realizada sem nenhuma utopia.




O brasileiro precisa se reinventar na hora de votar!!! 



Onde desejo chegar com essa afirmação?


É simples, se na hora de votar, você não crê em nenhum dos candidatos, se reinvente, vote diferente de como sempre votou... uma das formas que o brasileiro encontrou de se reinventar é anular seu voto, pois o VOTO NULO demonstra a insatisfação do eleitor com todos os candidatos, e com certeza votar NULO será melhor que dar o seu voto como assinatura em um papel em branco para um candidato que você vê como o "menos pior" de todos os "piores".


Porém, há outras formas de se reinventar na hora de votar... e com certeza a melhor delas ainda é votar no mais qualificado de todos os candidatos, seja para qualquer cargo for, seja que candidato for... mas fazê-lo com conhecimento, com consciência e o máximo de certeza de que aquele candidato é o melhor para a sua escolha...
e isso é possível hoje em dia?


É sim, desde o advento e a popularização da internet, as fontes de pesquisa sobre a vida pública e política de um candidato a qualquer cargo eleito nas urnas é possível e real...


...o próprio site do TRE fornece, meses antes das datas de realização das eleições, os dados principais de cada um dos candidatos inscritos para este pleito, e além desta opção, existem muitas outras em sites de ONGs e associações, que fornecem informações importantes sobre o FICHA LIMPA, sobre as ligações interesseiras de muitos candidatos e partidos, ou sobre toda a sua atuação nas câmaras dos legislativos  e na administração dos executivos... e se de tudo isso, você ainda não estiver satisfeito sobre as informações sobre o seu candidato, ainda existe o "santo Google", onde ao pesquisar o nome deste seu escolhido, muitas outras informações podem aparecer.


Votar neste "menos pior" ou nos outros, piores também, é o mesmo que dar a ele, ou a eles,  o seu aval para justificarem um mandato pior ainda.


Ok, mas aí você vai dizer que votou no "menos pior" porque ele é do partido que você é simpático.


Piorou de vez, porque se este partido aceita como candidatos para suas legendas os "piores ou menos piores" é porque ele também é "pior" ou "menos pior".


Sinceramente, um partido que tem em seu quadro de candidatos, políticos filiados que foram denunciados ou estão ligados a qualquer ato ilícito no país, é um partido que não merece qualquer crédito ou confiança, e partidos assim, temos aos montes no Brasil, infelizmente.


Agora em 2014, teremos novas eleições para a Presidência do Brasil, para Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais.
Já é hora de começar a pensar em como agir neste momento tão importante, principalmente depois dos últimos atos de protestos vividos por todo o país, em 2013.


O brasileiro precisa se reinventar na hora do voto, precisa deixar de votar no "menos pior", ou mesmo, "votar só por votar"... o voto consciente é o melhor para o país.




O povo merece "o melhor" para o Brasil,

 e não o "menos pior"!!!






Grande abraço a todos,

Muita Paz e Harmonia,



Elson
















Sites que podem ajudá-lo a conhecer melhor os candidatos e partidos nos quais você quer votar:







O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) -organização da sociedade civil - é integrado por 50 entidades nacionais de diversos segmentos, formando uma rede com movimentos, organizações sociais, organizações religiosas e entidades da sociedade civil.






Banco de dados sobre eleições na internet. O portal mostra a visibilidade dos candidatos à Presidência em sites de notícias, blogs, no Twitter e YouTube. Tem mais de 200 fontes de informação que permitem comparar o volume de citações entre os candidatos em diferentes intervalos de tempo. 






Hospedado no Movimento Voto Aberto, este site oferece uma ferramenta que calcula a afinidade política entre o internauta e os deputados federais. Assim, o eleitor pode saber quais são os candidatos que pensam de forma mais parecida com ele.






O site é um agregador de projetos e movimentos que, de várias formas, pensam e trabalham a cidadania pela web.






Neste site, o eleitor responde questões que têm a ver com cargo, ideologia, popularidade e prioridades de governo. Todos os cargos na disputa eleitoral podem ser consultados. Ao fim do teste, o usuário recebe uma lista dos candidatos, já em mandato e novos, mais próximos de sua escolha. As sugestões avaliam ética, ideologia e prioridades do político, com dados do TSE

9 comentários:

  1. BOM DIA AMIGO ELSON.
    EU JAMAIS VOTARIA NO " MENOS PIOR", COMO BEM DIZ, SE NÃO É DIGNO NÃO MERECE SER VOTADO. O PARTIDO AJUDA E MUITO NA HORA DA ESCOLHA E TEMOS QUE OLHAR BEM OS CANDIDATOS ANTERIORES QUE FORAM FILIADOS AO PARTIDO. AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E NÃO VEJO CANDIDATOS A ALTURA, VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER. QUERO IR NOS SITES QUE VOCÊ INDICA, VOLTAREI MAIS TARDE COM TEMPO PARA ANALISAR UM A UM. AGORA AMEI E RI MUITO DO CURTO E GROSSO. É A REALIDADE BRASILEIRA. E AINDA MAIS AQUELES QUE TROCAM SEU VOTO TÃO IMPORTANTE POR 50,00. MUITO BOM, PAREI AINDA MAIS PARA REFLETIR LENDO SEU TEXTO.
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA E VOLTO DAQUI A POUCO.
    BEIJINHOS NO SEU CORAÇÃO DA SUA AMIGA DE SEMPRE...VERA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Elson,
    Como seria bom se o povo brasileiro se reinventasse na hora das eleições...
    Muita gente não dá valor ao voto.Vota por votar, e isso é lamentável...
    Na maioria das vezes, meu candidato não lidera as intenções de votos, mas é o que julgo ser mais capacitado, por isso voto nele.
    Nem ligo para às pesquisas de opinião!
    Ah, muito boa a charge!!rsrs
    Um abraço \o/

    P.S.: Gostei dos sites sugeridos, já add aos meus favoritos.
    Eu adoro bisbilhotar a vida dos candidatos políticos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau,
      valeu pelo comentário... penso que o povo se "reinventar na hora do voto" é questão de tempo, mas talvez, não distante... o eleitor está cansado e sabe que tudo depende somente dele... vamos esperar fazendo a nossa parte, informando que existem outras saídas.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  3. Boa tarde meu amigo Elson .. seu blog e seus artigos estão maravilhosos parabens meu amigo. um excelente fim de semana e muitos sucessos pra você e seu blog.. Joseny - 28voy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado caro amigo, é sempre bom recebê-lo... sucesso pra ti também.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  4. Elson Boa noite!!!!
    Infelizmente ainda não aprendemos a nos reinventar e fazer do voto uma arma contra a corrupção!
    Desejo a voce e sua família um fim de semana abençoada!!!!
    Obrigado por seu carinho!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Elson:
    Seu artigo é de utilidade pública.
    Pena que nem todos tem paciência para pesquisar e se informar.
    E aí o resultado é o que vemos após as eleições: continuam os mesmos, fazendo e desfazendo, sem se importar com o povo.
    O brasileiro não está pronto (ainda) para votar conscientemente.
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA ELSON,

    INVADINDO E CONHECENDO AQUI, COMO SEMPRE, ÓTIMO! UMA RIQUEZA EM ARTIGOS.

    ABRAÇOS E UMA ÓTIMA SEMANA.

    IRIS A.

    ResponderExcluir
  7. Olá Elson!
    Taí. Hora de se reinventar. Hora de lutar contra a corrupção. Armas? O voto consciente. Com ciência e comprometimento. E aí é que mora o perigo. Quem quer compromisso? E ainda por cima com o plural? Poucos. Um quorum que não elege ninguém. Complicado isso... e triste. Está mais do que na hora de se reinventar. Assino embaixo. Parabéns, ótimo post. Bjs Marli

    ResponderExcluir

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry