sábado, 15 de março de 2014

Você acredita em tudo o que lê?









"Não acredite em tudo o que você vê."


Steve Jobs - Apple Incorporation





Concordo plenamente com Steve Jobs, principalmente no que se refere ao ambienta da Web... o que "rola" de informações falsas e mentirosas em blogs, sites e redes sociais sem nenhuma comprovação e sem nenhum cuidado dos internautas ao compartilhar estas informações, é de assustar ! 


Um grande exemplo desta bestialidade virtual é uma informação que foi lançada na rede em maio de 2013, que já foi desmentida tanto por seu autor, como também pelos nomes citados no referido artigo, e mesmo assim ainda circula por blogs e perfis do Facebook como se fosse verdadeira.









Refiro-me à noticia "Senado aprova pagamento de bolsa mensal de R$ 2.000,00 para garotas de programa" ... notícia esta que é falsa, e que infelizmente, ainda circula "burramente" em diversos blogs e no próprio Facebook, como se fosse uma notícia real e verdadeira... provando que há muita falta de bom senso e inteligência dos internautas ao compartilhar tal notícia sem antes sequer se verificar a sua veracidade.





Esta matéria foi publicada como verdadeira, no site de humor Joselito Müller, em 10 de maio de 2013, e chegou a receber no mesmo dia de sua publicação, dezenas de comentários, alguns a favor e muitos em sinal de protesto e repúdio... no texto, o editor do blog dizia que "uma proposta polêmica, de autoria da senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores, foi aprovada na tarde de hoje por maioria de votos. Trata-se do pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para garotas de programa em todo país."










O blog de "humor" de Joselito Müller, lançando notícias falsas





O artigo dizia ainda que o propósito da senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores, através deste projeto de lei, era permitir às garotas de programa, uma vida mais digna e um serviço de melhor qualidade à sua clientela, já que o dinheiro liberado pela bolsa (2 mil reais) deveria ser usado na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e em tratamentos de estética.


No artigo, Joselito Müller ainda informava que o projeto de lei seria submetido à sanção da presidente Dilma e deveria entrar em vigor antes do início da copa de 2014. 





Site E-Farsas.com 




Devido a grande repercussão desta notícia absurda, na ocasião de seu lançamento, o site E-farsas.com, que desde 2002 se encarrega de descobrir as farsas e mentiras da Web, entrou em ação e desmascarou a brincadeira de Joselito Müller, provando que sua informação era pura mentira e que a tal senadora Maria Rita do PT não existia...


...e que existia sim, a senadora Ana Rita, do PT do estado do Espírito Santo, que fora presidente da Comissão dos Direitos Humanos na ocasião da criação da falsa notícia. 





A senadora Ana Rita, do PT do Espirito Santo, tomada por Maria Rita, na falsa notícia sobre a bolsa de 2 mil reais para a garotas de programa.




A própria senadora Ana Rita desmentiu em seu site que teria dado entrada em tal projeto de lei, informando inclusive que "[...] O referido projeto nunca teria tramitado no Senado Federal e que tomou as devidas providências junto à Procuradoria Geral do Senado, a Polícia do Senado e à Polícia Federal...".











Minha Conclusão



Não aprovo a atitude de Joselito Müller que em seu site lançou como verdadeira uma notícia falsa, tratando de um assunto tão sério e polêmico como este, e mesmo que o próprio autor(o Joselito) tenha desmentido sua notícia, dias depois de divulgada, sua atitude não tem nada a ver com humor, e de longe é saudável.


Porém, aprovo muito menos a atitude de blogueiros e usuários de perfis do Facebook, que irresponsavelmente, compartilham tais notícias em seus blogs e em suas páginas, sem sequer verificar sua veracidade... aff, não passam de meros copiadores sem nenhum conhecimento e querendo se destacar com notícias absurdas como esta.


Aqui mesmo no Blogger e na rede Blogorama.com.br, onde também tenho dois blogs, esta notícia foi vinculada por pelo menos 4 blogs (que eu vi), imagino que até por mais que isso, sem que seus donos se preocupassem em "entrar" no site do senado para verificar se tal projeto existia realmente, ou mesmo, se existia a tal senadora Maria Rita.


O pior de tudo é que alguns internautas emitiram seus comentários nesta notícia falsa, a favor ou contra, e sequer verificaram sua veracidade.


Não é dificil descobrir se uma notícia é falsa... uma das formas de se descobrir a veracidade de uma notícia é usar do seu bom senso, e além disso, veja que em notícias como estas não há menção de datas, das fontes da notícia ou de sites relativos... outra forma de prevenção contra estas mentiras que circulam na web e procurar confirmar sua veracidade antes de acreditar nela, e evitar de compartilhá-la ou mesmo de comentá-la... com tanta ferramenta de busca e pesquisa disponíveis na web não é possível que se acredite em notícias tão absurdas!


Triste fato este !










Vamos lutar por um espaço virtual
mais confiável, 
verdadeiro, 

responsável, 

inteligente 
e menos "fantasioso"... 

pensem nisso !



por Elson

17 comentários:

  1. Boa noite Elson.
    Obrigada pela visita!
    Muito legal seu blog.
    Olha, acho uma tolice acreditar em tudo que se lê na internet,
    e pior do que acreditar, é espalhar a notícia...
    Na ânsia de 'compartilhar' algo, muitas pessoas não usam o bom senso.
    Um dos meus sites favoritos é justamente o 'e-farsas', é ótimo e confiável.
    O conheço desde sua criação e acesso quase todos os dias, afinal
    desconfio de inúmeras notícias que leio, principalmente quando chegam por email.
    Um abraço \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau
      Gosto muito do E-farsas, desmistifica, desmascara e nos orienta... é show...
      valeu pelo comentário... seja sempre bem vinda.

      Excluir
  2. Te vi na Silvana e vim ler aqui! Realmente espalhar boatos é dooooooooooooose e tá cheio disso na rede! Pena mesmo! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espalhar boatos e aumentá-los, e causar o caos... obrigado pela visita Chica, seja sempre bem vinda.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  3. Elson:
    Como pode perceber, já deu resultado nossa parceria.
    Tomara que a chegada de novos amigos, te anime a voltar blogar.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sil
      só posso lhe agradecer pela "força" e pela recepção tão calorosa, você é uma amiga que jamais quero deixar de conviver... valeuuuuuuuuuuuuuuu
      grande abraço pra ti
      Elson

      Excluir
  4. Elson, estou me sentindo , como uma criança quando chega no parque que se encanta com tudo aquilo que alcança ao seu olhar .e tudo que ela ver , é perfeito...pois é exatamente o que eu vi quando abrir tua página. já dei de cara com Silvana .uma amiga que admiro , foi uma das primeiras amigas que encontrei nesse mundo virtual...parabens ,Elson...bjss Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Aninha, não sabe o quanto me fez feliz ao ver você comentando aqui neste meu novo blog... como é bom isso, valeuuuuu... show mesmo, de deu ânimo ver-te por aqui, seja sempre bem vinda, a casa é tua.
      Do teu amigo de lá que agora está por cá.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  5. BOA TARDE ELSON.
    AS PESSOAS NÃO PESQUISAM DIREITO E SAEM DIVULGANDO BARBARIDADES, ISSO É LAMENTÁVEL, MAS SEMPRE FOI ASSIM, SERÁ QUE UM DIA MUDA? BOM ESCLARECIMENTO.
    TENHA BOA TARDE E SUCESSOS EM SEU NOVO CANTINHO LINDO.
    BEIJINHOS DA AMIGA DE SEMPRE VERA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que meu Xuxú com queijo da serra da canastra já me achou aqui... eu que estava escondidin aqui... rs... que bom Verinha, ter você por aqui também... seja bem vinda hoje e sempre, meu coração é sempre teu minha amiga.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  6. Olá Elson, nem tudo que eu leio acredito, por exemplo não acredito nas pesquisas sobre a política, pois acho que é tudo manipulação. Qto. a esse site do Joselito Muller, achei de mau gosto e deveria haver uma punição para isso.
    Boa noite
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ana Teresa, que bom ver-te por aqui também, espero poder merecer tua visita sempre, essa minha amiga tão ilustre e madura... seja sempre bem vinda.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  7. Olá amigo!!!!!! Amei seu blog, alias, sou sua fã. Você é um cara inteligente e conectado com o que acontece o mundo da musica e nos fatos importantes que acontecem no Brasil e no mundo!!!!! Bjus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom querida Ondina, entrar aqui e dar de cara com este teu comentário... sabe? sou seu fã também... e não é de hoje, rs, seus poemas são deliciosos de se ler, sua maturidade literária é de me encantar e tua amizade para mim, desejo que seja eterna... valeu pela visita, seja sempre bem vinda.
      grande abraço
      Elson

      Excluir
  8. Boa noite, Elson. passando aqui em sua nova página, para deixar meu carinho , e dizer, já sinto tua falta , entrei no mosca , a impressão que voce também não estava lá....Não sei explicar.. sucesso , vcoe merece... tudo de bom,,bjssAninha

    ResponderExcluir
  9. Elson...desejo um a voce e sua familia , um final de semana , de paz e bastante sorrisos.bjss Aninha

    ResponderExcluir
  10. Olá Elson!
    --Você é responsável por aquilo que compartilha--. A semelhança com a frase de Exupéry não é mera coincidência, é exatamente para chamar a atenção, para ver se o povo se liga e pára de compartilhar asneiras. É amigo, na web tem de tudo. Bjs Marli

    ResponderExcluir

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry